Sul da Índia - Kanchipuram

Purushatraya Swami

Não estava contando ir a Kanchipuram, que está a 150 quilometros de Tirupati. Acontece que encontrei o líder do Padayatra no templo de Tirupati, e ele me convidou para passar pelo menos um dia junto com os devotos do Padayatra. Não hesitei em aceitar. Além do mais, tenho sempre vontade de voltar a Kanchipuram, onde estive há, pelo menos, quinze anos atrás. O Padayatra é um programa que existe há mais de vinte anos, no qual os devotos andam por toda a Índia, Norte-Sul-Leste-Oeste, e pregam em todas as vilas e cidades. O templo ambulante, com deidades instaladas, murti de Prabhupada, oferendas, aratik, etc. está instalado num carro de bois. O forte desse programa é a distribuição de livros de Srila Prabhupada. Tem também um comboio de três carroças puxada por um trator, que leva as bagagens, parafernálias, livros e equipamento de cozinha. Cada dia o Padayatra pernoita em um lugar diferente. Sempre encontram um lugar para pernoitar e fazer os programas, seja num templo, numa escola, numa dharmashala (casa de hospedes para peregrinos), ou, então, arma-se um acampamento. O Padayatra ficou três dias em Kanchipuram.
(foto#01) O Padayatra conta atualmente com vinte devotos fixos.


(foto#02) A carroça do templo.

(foto#03) Os puxadores do templo. É interessante que estamos introduzindo em Goura-Vrindavana bois e vacas dessa mesma raça, chamada no Brasil de Guzerá. Essa raça de bovinos é originária do estado de Gujarat, na Índia. Na Índia essa raça e conhecida como kankrej.
Kanchipuram é um dos principais lugares de peregrinação do Sul da Índia. É uma cidade de médio porte e possui muitos templos enormes e muito importantes. A cidade é dividida em duas partes: Vishnu-Kanchi, onde se concentra os templos Vaishnavas, e Shiva-Kanchi, onde estão os templos de Shiva e Durga.
O templo Vaishnava mais importante é o templo de Sri Varadaraja. Essa deidade de Vishnu foi adorada por Ramanujacharya. Aqui o grande acharya Vaishnava foi instruído e iniciado. Por isso é um lugar muito importante para os Sri Vaishnavas.
Outro templo muito interessante para os Vaishnavas é o templo de Trivikrama. Trivikrama é a forma gigantesca que Vamana-deva assumiu para dar os três passos, em que cobriu todo o universo. A deidade de Trivikrama nesse templo tem uns cinco metros de altura, com o pé apontado para o espaço. Como o outro pé, ele pisa a cabeça de Bali Maharaj. Quem não conhece a história, deve ler essa passagem no Srimad-Bhagavatam.


(foto#04) O Padayatra estava acampado numa dharmashala muito simples de uma Math da Sri sampradaya, que ficava numa rua na parte de trás do templo de Varadaraja. Na foto vemos o enorme gopuram da entrada Leste. Como cena comum no interior do sul da Índia, várias vaquinhas estão sendo ordenadas na rua. O sul da Índia é a região que conserva mais a cultura védica.


(foto#05) Gopuram da entrada principal do templo de Varadaraja.


(foto#06) Aspecto do interior do complexo do templo de Varadaraja.


(foto#07) No sul da Índia ainda se vê muitos brahmanas que seguem estritamente a cultura védica e fazem serviço nos templos.


(foto#08) Cena na entrada do templo.


(foto#09) Interior de um grandíssimo e famoso templo de Shiva de Kanchipuram.


(foto#10) O touro Nandi, carregador do senhor Shiva, sempre fica enfrente do templo.


(foto#11) Gopuram de entrada de um famoso templo de Durga da cidade.


(foto#12) Dentro do templo, os elefantes recebem donativos e também dão suas bênçãos.

Voltar

© Copyright 2006
Todos os direitos reservados