Sri Rangan é um importante lugar de peregrinação no sul da Índia. Lá está o famoso templo de Sri Ranganatha, o maior templo da Índia. Ramanujacharya, o grande acharya Vaishnava da Sri sampradaya, que viveu no século 12, organizou sua sampradaya a partir desse templo. Nessa época, esse templo já era importante. Imaginem a tradição por que existe por trás desse templo. Sri Rangan está situado numa ilha do Rio Kaveri, um dos sete rios sagrados, a poucos quilômetros de uma cidade importante, Tiruchirapalli, ou simplesmente, Trichi.
(foto #01)Em Trichi, bem no centro da cidade tem um antigo templo de
Ganesha, no alto de uma motanha.
(foto#02) Do templo de Ganesha podemos ver o rio Kaveri e, do outro
lado do rio, em Sri Rangan, pode-se ver (não muito nitidamente) o templo de
Ranganatha.
(foto#03) Vemos ao fundo o majestoso gopuram (portão de entrada) do
lado sul do templo. Nessa rua que se vê na foto, a ISKCON tem uma propriedade com
um pequeno templo provisório. Os devotos locais têm planos de construir
um templo e casa de hóspedes.
Como foi mencionado, esse é o maior templo da Índia. É composto de
sete retângulos, cada um dentro do outro. O retângulo maior tem uma
área de 63 hectares! Os três retângulos externos têm portões de entrada nos
quatro lados e tem circulação de veículos. Ali moram os brahmanas do templo. Os
setores mais internos estão as dependências do templo propriamente dita. O último
setor só tem uma pequena entrada e lá está a deidade. As duas fotos que
seguem, foram tiradas do mesmo ponto, uma voltada para o sul e outra para o norte, no
mesmo eixo. Os diversos “gopurões” são as passagens de um retângulo
mais externo para um mais interno.
(foto#04) O maior de todos os “gopurões” é o da entrada sul, visto ao fundo.
(foto#05) Observe mais ou menos no meio da foto uma cúpula menor
dourada. Ali é o centro de tudo. Onde está a deidade.
Assim como Sri Venkateshvara em Tirumala, Sri Ranganatha é considerada
um deidade auto-manifesta do Senhor Vishnu. A deidade tem cerca de quatro
metros e é Garbodakashayi Vishnu, deitado em Ananta-shesha.
(foto#06) O vimana, a cúpula em cima das deidades, é toda de ouro
maciço e diz-se que foi manifesta diretamente de Vaikuntha.
(foto#07) Sri Ranganatha. A frente da deidade principal está a
uttsava-murti,deidade menor que participa dos festivais fora do altar.
(foto#08) Um aspecto interno do templo. Alem do altar principal, que
fica num pequeno compartimento fechado onde cabem somente umas quatro ou cinco
pessoas em pé, juntas umas das outras, existem muitos outros pequenos templos
com as mais diversas deidades. Existe também o samadhi de Ramanujacharya. A
esquerda,abaixo de um letreiro, está a entrada do templo de Lakshmi-devi, a
consorte de Sri Ranganatha.
(foto#09) O templo por si só é um monumento arquitetônico
impressionante. Aqui vemos algumas colunas de um setor secundário das inúmeras
dependências desse enorme complexo.
(foto#10) No final da tarde, algumas deidades saem em parikrama nos
setores externos do templo. Na foto, brahmanas jovens carregam o palanquim da
deidade e brahmanas mais velhos cantam mantras. O templo têm mais de 2000
brahmanas.