Sul da Índia - Vishva Gou Sammelam

Purushatraya Swami
O motivo de ter estendido um pouco mais minha viagem foi por causa da oportunidade de participar de um evento bem especial: Vishva Gou Sammelam—um grande festival com ênfase em Proteção das Vacas. Ele esta acontecendo num ashrama da linha de Shankaracharya, Sri Ramachandrapuram Math, no interior do estado de Karnataka. É um ashrama poderoso. A informação que tenho é que para montar esse mela, eles fizeram e continuam fazendo obras enormes, com um custo de 16 crores de rúpias, o que equivale a um pouco mais de dez milhões de reais. Por aí vê-se que não foi uma festinha de quintal. Aqui vou apresentar apenas alguns aspectos desse evento. Espera-se em nove dias de festival uma afluência de mais de um milhão de pessoas. Na abertura estiveram presentes o governador do estado, vários ministros e membros do parlamento. O caso é que esse ashrama tomou a liderança no sul da Índia numa questão muito séria que é a situação das vacas na Índia. A matança de vacas na Índia está aumentando absurdamente, o governo não faz absolutamente nada e a situação chegou a um ponto intolerável para os seguidores da cultura védica. Esse ashrama fez da proteção das vacas sua bandeira e está recebendo doações milionárias para essa causa. Outra preocupação que os seguidores da cultura védica e ambientalistas têm é que das setenta e tantas raças puras de gado indiano originais, hoje em dia só restam trinta. Se as raças puras não são preservadas, elas vão se misturando e viram gado mestiço. Esse ashrama está mantendo os melhores exemplares das trinta raças restantes para preservar para o futuro. Participei dos três primeiros dias desse festival.
(foto#01) Logo que cheguei encontrei Balabhadra Prabhu, que é o ministro da ISKCON para proteção das vacas. Estava também o devoto responsável pela goshala da fazenda da Hungria. Nós três demos uma entrevista para o jornal local.


(foto#02) Aspecto do palco no pavilhão dos programas da tarde para uma audiência de mais de cinco mil pessoas.


(foto#03) Em uma ocasião fui convidado para ocupar um dos lugares de honra no palco. Três horas ouvindo discursos na língua local sem entender uma palavra.


(foto#04) No final do programa chegou de surpresa um personagem bem interessante: o Sai Baba junior de Karanataka, copia do original de Puttaparti em Andhra Pradesh. Como não estava agendado para falar, ele pegou o microfone e fez um pequeno discurso para dizer que o swami do ashama, a direita dele na foto, era um avatar de Krishna. O swami ficou meio sem graça, mais seus milhares de seguidores adoraram.


(foto#05) Durante esse festival todos podem tomar prasada. Imaginem alimentar de 75000 a 100000 pessoas por dia, almoço e jantar. Imaginem a logística da coisa...


(foto#06) Aqui o arroz é preparado, tudo automático, em panelas aquecidas por calor de caldeira. 100 quilos de arroz são cozinhados em quinze minutos.


(foto#07) O arroz é então depositado em piscinas (várias).


(foto#08) Os alto-falantes anunciaram que 8000 pessoas foram servidas em vinte minutos! Para agilizar a distribuição de prasada pelos muitos setores, vários caminhõezinhos como este trazem os baldes de prasada do pavilhão da cozinha. Outros caminhõezinhos recolhem os pratos.


(foto#09) Aqui se vê um setor de distribuição de prasada. O festival contou com a ajuda de 7000 voluntários todos devidamente uniformizados e treinados para executarem funções especificas.


(foto#10) Aqui vemos uma parte da grande arena de agni-hotra.


(foto#11) Reparem bem essa foto. É uma balança gigante. De um lado tem uma vaca e um bezerro. O outro lado da balança é destinado às pessoas que querem doar o peso da vaca e bezerro em gêneros alimentícios. Os gêneros alimentícios é somente o começo da coisa, pois eles querem encontrar doadores que ofereçam o peso da vaca e bezerro em ouro.


(foto#12) A goshala é a grande atração. Os animais são extremamente dóceis.


(foto#13) São belos exemplares das trinta raças puras da Índia.


(foto#14) Aqui vemos alguns exemplares de raças raras.


(foto#15) Esse boisão Kankrej (no Brasil, guzerá) é uma das atrações.


(foto#16) Um boi e uma vaca de um raça rara, ricamente adornado, permanecem no palco durante todas as seções de programa.


(foto#17) No terceiro dia houve uma grande assembléia de sadhus e sannyasis. Todos deram seus depoimentos sobre o tema de proteção das vacas.


(foto#18) Foto tirada do palco mostrando o grande pavilhão para mais de cinco mil pessoas sentadas.


(foto#19) Um naga-baba, que vive totalmente nu, ativista do movimento para proteção das vacas, dá seu depoimento inflamado. Ainda bem que a foto foi tirada de longe, sem muita luminosidade...

(foto#20) Purushatraya Swami faz seu discurso na assembléia dos sadhus e sannyasis. Ele prestou sua homenagem a Srila Prabhupada que estabeleceu comunidades rurais e espalhou o conceito de Proteção das Vacas por todo mundo. Conclusão—Esse grande evento, por mais grandioso que fosse, faltou o elemento principal: Krishna não era o centro. Havia muita promoção pessoal. Se Krishna estivesse no centro de tudo, ele seria perfeito, pois Krishna é o Gopala original; Ele é Govinda, o querido das vacas e o real benquerente das vacas: namo brahmanya devaya go-brahmana hitaya ca.

Voltar

© Copyright 2006
Todos os direitos reservados