Vrindavana Dhama parte 3

Purushatraya Swami

(foto#01) Sri Sri Radha-Shyamasundara, Lalita-Vishaka Devis, com maravilhosa roupa de penas de pavão.
Todos os anos, quatro dias depois de Goura-purnima, começa uma semana de festival em Vrindavana. É organizado assim para dar tempo para os devotos que participaram do festival em Mayapur possam se deslocar até Vrindavana. Não tem a mesma grandiosidade do festival em Mayapur, mas tem o encanto típico de Vindavana.
Fui convidado para dar uma aula de Srimad-Bhagavatam e, também, para fazer uma apresentação visual e explicação sobre nosso projeto Goura-Vrindavana, de Paraty. A apresentação atraiu devotos interessadíssimos sobre o assunto. Vários sannyasis e discípulos de Prabhupada estavam presentes. Todos ficaram boquiabertos com o que estamos realizando em Goura Vrindavana. Estou tendo notícia de várias iniciativas nesse sentido que estão acontecendo em diversas partes do mundo. Na Índia, estou a par de, pelo menos, três projetos dessa natureza. Um grupo de devotos do Canadá,liderados por Bhakti-Raghava Swami, está desenvolvendo alguns projetos na Indonésia. Um devoto russo disse-me que um projeto como esse se fosse na Rússia, não teria quinze ou dezesseis devotos como temos em Goura Vrindavana, mas teria centenas de devotos, pois lá os devotos são muito inclinados a esse tipo de projetos alternativos. Eu lhe disse que os devotos brasileiros, de uma maneira geral, não se interessam por esse tipo de projeto. Estão muito apegados e condicionados à vida urbana. Por piorqualidade de vida que se têm nas grandes cidades, com poluição, transito terrível, violência, etc., mesmo assim preferem estar lá, porque estão acomodados a certas facilidades e comodidades, como shoppings, vida social intensa, distrações e entretenimentos. Mesmo sabendo que a vida nas grandes cidades vai de mal a pior, e sabendo que a melhor qualidade de vida (espaço,ar puro, água pura, vida natural, ausência de poluição, silêncio, alimentação saudável, saúde, ideal para o cultivo de vida espiritual, ideal para criar os filhos, etc.) está na vida do campo, mesmo assim raros são os devotos que fazem essa opção de vida. É uma pena...


(foto#02) ONU de irmãos espirituais: Hunkara da Colômbia, Vedavyasa da Alemanha, Nandagopa da Grécia e Purushatraya Swami.


(foto#03) Purushatraya Swami dá aula de Srimad-Bhagavatam no Krishna-Balarama Mandir.


(foto#04) Outro aspecto da aula.


(foto#05) Devotos russos que não entendem inglês ouvem a tradução para a língua russa.


(foto#06) Purushatraya Swami conversa com uma discípula americana de Srila Prabhupada de noventa e cinco anos de idade. Essa talvez seja sua última visita a Vrindavana.

Voltar

© Copyright 2006
Todos os direitos reservados