Pregação na África (Parte IV)

Purushatraya Swami

Shyamasundara Prabhu é o dedicado e dinâmico presidente do centro de pregação de Pretória. Ele é um alto funcionário da Mercedes-Benz local. Viajamos juntos, em seu super-carro último modelo, os 600 quilômetros de Pretória até o litoral, em Durban.

Até agora só peguei frio nos lugares em que andei. Em Johanesburg, no planalto central do país, a mil e oitocentos metros de altitude, a temperatura baixava praticamente a zero graus durante as madrugadas e manhãs. Porém em Durban, ao nível do mar, consegui ter um alívio, pois o clima estava bem agradável.

Em Durban concentra-se a maior comunidade indiana fora da Índia. Cerca de um milhão e quinhentos mil de seus habitantes são de origem indiana. O movimento possui dois grandes templos na cidade.

O templo de Sri Sri Radha-Radhanatha é famoso em todo o mundo. É o maior e mais belo templo de Radha e Krishna no hemisfério Sul. Seu desenho arquitetônico é singular. Foi projetado por um discípulo austríaco de Srila Prabhupada.

(foto 1) O magnífico Sri Sri Radha-Radhanatha Mandir de Durban.

(foto 2) Belíssima salão do templo em Durban.

(foto 3) As encantadoras deidades Sri Sri Radha-Radhanatha e Sri Gaura Hari.

Em Durban existe também outro templo, que está em construção. Outro templo, igualmente enorme. Está situado em outra área da cidade onde há concentração de indianos. Está localizado a somente vinte e cinco minutos de carro do templo de Sri Sri Radha-Radhanatha.

A parte térrea do templo já está terminada, um imenso hall. Na parte de cima, o salão do templo, a obra está pela metade.

Nesse último fim de semana aconteceu o festival de Ratha-yatra desse novo templo. Foram três dias de festival, começando na sexta-feira, à noite. Embora com a presença de cerca de mil devotos, esse festival é considerado “pequeno” em relação ao Ratha-yatra do templo principal, que é considerado o maior festival de Ratha-yatra fora da Índia.

A parada começou exatamente na hora prevista: meio dia de sábado. Após três horas de muito kirtana, chegou ao templo. Aí tinha muitas barracas muito bem instaladas e com muitas atrações. O “Food for Life” distribuía prasada em quantidade. No grande hall acontecia diferentes programas: Danças indianas, teatro, longos kirtanas, palestras, etc. Apresentei um slide-show sobre o projeto auto-sustentável Goura Vrindavana, de Paraty. Um sucesso tremendo. A tenda de perguntas e respostas ficava cheia o tempo todo. O s sannyasis presentes se revezavam para liderar esse programa.

(foto 4) Os três sannyasis presentes no festival: Bhakti Caitanya Swami, Kadamba-kanana Swami e Purushatraya Swami.

(foto 5) Purushatraya Swami lidera kirtana no imenso hall do templo de Fênix.

(foto 6) Animado Ratha-yatra em Fênix.

(foto 7) Bhakti Caitanya Maharaj dirige-se ao público presente, em frente do altar de Sri Sri Sri Jagannatha Baladeva Subhadra Devi.

(foto 8) Kadamba-kanana Maharaj liderando estonteante kirtana.

(foto 9) A procissão de Ratha-yatra aproxima-se do templo em Fênix.


© Copyright 2006
Todos os direitos reservados