Índia 2005
Purushatraya Swami

Parte III

SRI NAVADVIPA PARIKRAMA (Parte 1)

Todos os anos, poucos dias antes do Festival de Gaura-Purnima, acontece o já tradicional Sri Navadvipa Parikrama. Trata-se de uma caminhada pelos lugares sagrados onde Sri Caitanya Mahaprabhu, há quinhentos anos atrás, executou Seus passatempos transcendentais. Centenas de devotos reúnem-se para percorrerem durante seis dias as nove ilhas (Navadvipa), nove distintas regiões que compõem essa região.

(foto 01) Sri Navadvipa Parikrama percorrendo os lugares sagrados da Gaura-lila.

(foto 02) Nesse mapa vemos as nove “ilhas”. Bem ao centro (1) está Antardvipa, também conhecida como SRI MAYAPUR DHAMA. As outras “ilhas”: (2) Godrumadvipa, (3) Madhyadvipa, (4) Koladvipa, (5) Ritudvipa, (6) Jahnudvipa, (7) Modrumadvipa, (8) Rudradvipa e (9) Simantadvipa.

(foto 3) Antigamente as “ilhas” eram separadas por rios que, ao passar do tempo, desapareceram. Dois, no entanto, são proeminentes: Primeiramente, o Rio Ganges, o rio mais sagrado da Índia, e também o Rio Jalengui, também conhecido localmente como Sarasvati. Bem no centro de Sri Navadvipa está Mayapur, e no centro de Mayapur está o quartel-general da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna, ISKCON, o templo conhecido como Sri Mayapur Chandrodaya Mandir.

(foto 4) Um dia antes de começar o parikrama, os devotos vão até o Yoga-pita, o local do aparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu, que fica a dois quilômetros do templo da ISKCON. A murti de Srila Prabhupada é carregada por Parangati Swami. Aliás, maharaj sempre se ocupa nesse serviço quando participa do parikrama.

(foto 05) Sri Yoga-pita Mandir.

(foto 06) Sri Gouranga Mahaprabhu apareceu nesse local, em baixo de uma arvore de Nim. Por isso, Ele era chamado também de Nimai. A árvore que é vista na foto é uma neta da original.

(foto 7) As deidades centrais do Yoga-pita Mandir: Sri Caitanya Mahaprabhu, ladeado pela Sua primeira esposa, Lakshmi-priya, que faleceu prematuramente, e Sua segunda esposa, Sri Vishnu-priya Devi.

(foto 08) Em alguns percursos, o parikrama atravessa campos de plantações. Por causa do caminho estreito, a fila de devotos se estende por quilômetros.

(foto 09) Sri Sri Goura-Nitai, as deidades que presidem o parikrama, são transportadas num palanquim. É como se fosse um templo móvel. O canto do maha-mantra Hare Krishna não pára um só momento.

(foto 10) O pessoal local assistindo a passagem do parikrama.


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