SEGREDOS de VRAJA (Parte 3)
Purushatraya Swami


RADHA-DAMODARA MANDIR

Estamos apresentando nessa série, os sete templos de Vrindávana mais importantes para os seguidores de Sri Caitanya Mahaprabhu. O Radha-Damodara Mandir é o quarto dessa série. Esse é um templo bem ativo, bem no coração de Vrindávana. Diariamente, centenas de devotos vão ao templo para o darshna das deidades e fazer parikrama dentro da área do templo, indo em volta do altar e dos samadhis de grandes personalidades santas. Esse templo foi estabelecido por Srila Jiva Gosvami. Jiva Gosvami era sobrinho dos dois irmãos Srila Rupa e Sanantana Gosvamis. Era bem mais novo do que os outros cinco Gosvamis. Por isso foi o último a deixar esse mundo. Jiva Gosvami era um intelectual insuperável e é considerado o filósofo por excelência do movimento de Caitanya. Escreveu muitos livros importantes, entre eles os famosos Sandarbhas, os Shat (6)-Sandarbhas: Tattva, Paramatma, Bhagavat, Krishna, Bhakti e Priti Sandarbhas. Elaborou também uma sofisticadíssima gramática de sanskrito, Sri Namamrita Vyakarana, que é tanto ou mais genial do que a gramática original de Panini. Na gramática de Jiva Gosvami, todos casos gramaticais tem nomes referentes a Krishna. Dessa forma o estudo do sanskrito, que é difícil e árido por natureza, fica cheio de rasa. A medida em que os outros Gosvamis iam saindo desse mundo, Jiva Gosvami coletava toda a literatura escrita por eles e, assim, Sri Radha-Damodara Mandir tornou-se também a mais completa biblioteca da literatura consciente de Krishna. Com a partida dos outros Gosvamis, Sri Jiva tornou-se o líder dos Vaishnavas daquela época. Ele foi o mestre de três importantes devotos da geração subseqüente: Srila Narottama Das Thakura, Sri Srinivasa Acharya e Sri Shyamanda Pandita.


foto 01) Murti de Srila Jiva Gosvami que se encontra em seu samadhi-mandir, situado no Radha-Damodara Mandir.


(foto 02) Este é Sri Damodara, a deidade original. Tem um pouco mais de um palmo de tamanho. Ela foi esculpida pela mãos do tio de Jiva Gosvami, Srila Rupa Gosvami. Hoje em dia, se encontra em Jaipur, no Rajastan.


(foto 03) Aspecto do interior do templo, vendo-se o pátio interno, escadaria e área do altar.


(foto 04) Sri Sri Radha-Damodara, as belas deidades do templo de Vrindávana. À direita de Krishna, (à nossa esquerda), está Sri Lalita sakhi.


(foto 05) Sri Sri Radha-Damodara não estão sozinhas no altar. Existem três outros pares de Radha e Krishna: à nossa esquerda, Sri Sri Radha-Vrindávana-candra, pratibhu–murti de Krishna Das Kaviraj Gosvami. À direita de Radha-Damodara, Sri Sri Radha-Madhava, pratibhu-murtis de Jayadeva Gosvami e Sri Sri Radha-Chalchikan, de Bugarbha Gosvami.


(foto 06) Existem dezenas de samadhis no templo. O da frente, na foto, é o puspa-samadhi de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, mestre espiritual de Srila Prabhupada.


(foto 07) O mais importante samadhi é, sem dúvida, o de Srila Rupa Gosvami. Em frente a esse samadhi, existe uma construção similar a essa para registrar o local de meditação, Bhajana-kutir, de Rupa Gosvami.


(foto 08) Essa é a murti de Srila Rupa Gosvami em seu samadhi.

(Foto 09) O templo de Radha-Damodara é muito importante para os devotos da missão de Srila Prabhupada, pois ele vivia lá antes de vir para o Ocidente. Ele possuía dois quartinhos:Um para dormir e trabalhar em seus escritos, e outro para cozinhar e tomar prasada. Prabhupada sentava-se para tomar prasada bem em frente de uma janela que dava diretamente para o samadhi de Srila Rupa Gosvami. Na primeira vez que Prabhupada voltou do Ocidente, já bem sucedido em sua pregação, ele fez questão de ficar hospedado nos seus antigos e bem simples aposentos. Essa é uma foto famosa de Srila Prabhupada tomando prasada, da maneira como anteriormente fazia.


(foto 10) Essa foto foi tirada antes de Srila Prabhupada ter vindo para o Ocidente. Prabhupada está dirigindo-se a um grupo de devotos e pessoas socialmente importantes, durante uma celebração de Janmastami, o aparecimento do Senhor Krishna.


(foto 11) Srila Prabhupada segredou aos seus discípulos que teve um darshana com Srila Rupa Gosvami. Este ordenou-o que viesse ao Ocidente pregar e que lhe daria toda a proteção.


(foto 12) Quando Srila Prabhupada voltou pela primeira vez à India, depois de ter ido para o Ocidente pregar, vários devotos ocidentais o acompanharam. Nessa ocasião, Prabhupada deu uma série de aulas sobre o livro Bhakti-rasamrta-sindhu, Néctar da Devoção, de Rupa Gosvami, no pátio em frente ao samadhi do mesmo.


© Copyright 2006
Todos os direitos reservados