SEGREDOS de VRAJA (Parte 6)

Purushatraya Swami


Sri Gokulananda Mandir

Aqui completamos a série dos sete mais importantes templos de Vrindávana para os seguidores de Sri Caitanya Mahaprabhu. Este é o Sri Gokulananda Mandir.


(foto 01) Entrada do templo.


(foto 02) Pátio interno do templo.

(foto 03) Esse é o conjunto de deidades do altar. Sri Gokulananda é uma deidade bem pequenina frente das outras deidades. As deidades da esquerda chamam-se Sri Sri Radha-Vinoda e são as pratibhu-murtis de Srila Lokanatha Gosvami. As da direita chamam-se Sri Sri Radha-Vijaya Govinda e é dito que foram adoradas por Srila Baladeva Vidyabhushana. A deidade de Gouranga Mahaprabhu foi adorada por Srila Narottama Das Thakur.

(foto 04) Aqui vemos Srila Vishvanatha Cakravarti Thakura, O grande acharya que viveu no século dezessete.


(foto 05) Um close do pequenino Sri Gokulanandaji.

(foto 06) Srila Raghunatha Dasa Gosvami é o mais renunciado entre os renunciantes. Embora tenha nascido em família muito rica, ele adotou o estilo de vida mais austero e despojado. Viveu alguns anos em Jagannatha Puri, recebendo instruções de Srila Svarupa Damodara Gosvami. Sri Caitanya Mahaprabhu sentia muito prazer em ver a renúncia de Raghunatha Dasa Gosvami. Sri Caitanya ordenou então que ele fosse para Vrindávana. Raghunatha Dasa viveu o resto de sua vida junto do Radha-kunda e Shyama-kunda. Ao deixar Puri, Sri Caitanya deu-lhe dois presentes transcendentais.

(foto 07) Os dois presentes que Sri Caitanya deu a Srila Raghunatha Dasa Gosvami: Sua Govardhana-shila pessoal e uma gunja-mala, colarzinho feito com a semente de uma trepadeira da área de Vraja. o ornamento preferido de Srimati Radharani. Essas duas relíquias são conservadas no Gokulananda Mandir.

(foto 08) Em frente do templo encontram-se alguns importantes samadhis. Esse que vemos na foto é de Srila Lokanatha Gosvami. Lokanatha Gosvami era um íntimo associado de Caitanya Mahaprabhu. Foi o primeiro devoto mandado por Sri Caitanya para Vrindávana. Ele era muito humilde e recatado. Seu único discípulo foi o grande devoto Srila Narottama Das Thakura.

(foto 09) O samadhi da esquerda é de Srila Vishvanatha Cakravarti Thakura. O da direita é o pushpa-samadhi de Srila Narottama Das Thakura


(foto 10) O grande acharya Vaishnava Srila Narottama Dasa Thakura.

(foto 11) Essas são as deidades que foram pessoalmente adoradas por Narottama Dasa Thakura. Encontram-se num pequeno templo em Vrindávana.


© Copyright 2006
Todos os direitos reservados