(foto 01) Este é o Sri Radha-Shyamasundara Mandir, o sexto templo da lista dos mais importantes. Foi estabelecido por Shyamananda Pandita, um importante devoto da geração pós-Gosvamis.
(foto 02) As deidades principais do templo são Sri Sri Radha-Shyamasundara. É descrito que, na segunda metade do século dezessete, estas deidades foram adoradas por Sri Baladeva Vidyabhushana, quando este estava em Vrindavana, estudando sob a orientação de Srila Vishvanatha Chakravarti Thakura.
(foto 03) Um close para apreciarmos o charme de Sri Shyamasundara.
(foto 04) Este é o grande devoto Shyamananda Pandita. Seu guru, Sri Hrdaya Caitanya, de Ambika-Kalna, na Bengala, enviou Shyamananda Pandita para Vrindávana para estudar com Srila Jiva Gosvami, o mais proeminente Vaishnava da época. Em Vrindávana, Shyamananda Pandita estudou junto com outros dois grandes devotos, Sri Narottama Dasa Thakura e Srila Srinivasa Acharya.
(foto 05) Não podemos falar de Shyamanda Pandita sem citar seu famoso discípulo Sri Rasikananda Prabhu, que foi um baluarte na pregação do estado de Orissa.
(foto 06) O fato mais extraordinário da vida de Shyamanda Pandita foi o seguinte: Ele costumava fazer o simples serviço aos Vaishnavas de varrer a área do Seva-kunja, que é um dos locais dos passatempos mais confidenciais de Sri Sri Radha e Krishna, o local da dança da rasa. Um dia, enquanto varria, ele encontrou um belíssimo ornamento que as mulheres usam no tornozelo. Por intuição ele concluiu que deveria ser de Srimati Radharani. Em seguida, chegou até ele uma menina perguntando se ele tinha achado um ornamento de tornozelo. Ele, então, disse: “Sim, achei. “É seu?” “Não, disse ela, ele pertence a minha irmã”. A menina era a própria Lalita Devi, a mais intima associada de Radha e Krishna. Shyamananda, então, disse: “Só vou devolvê-lo diretamente à dona do ornamento.” Shyamananda, no corpo espiritual de uma manjari, foi então conduzido até a dona do ornamento, Srimati Radharani. Radharani estava muito satisfeita com o serviço que Shyamananda estava fazendo no Seva-kunja.
(foto 07) Shyamananda, pessoalmente, recolocou o ornamento no tornozelo de Srimati Radharani.
(foto 08) Aí, então, Srimati Radharani deu-lhe de presente essa deidade de Krishna, Sri Shyamasundara. E nessa ocasião também, ele recebeu de Radharani o seu nome espiritual, Shyamananda, que significa “aquele que dá prazer a Shyamá, Radharani”. Essa deidade está presente no altar do templo.
(foto 09) A seguir, Srimati Radharani fez algo inusitado: Tirou o ornamento de Seu tornozelo e pressionou-o na testa de Shyamanda, como se fosse uma marca de tílaka. Shyamanda adotou essa marca de tílaka pelo resto de sua vida e essa tílaka passou a ser a marca dos devotos que pertencem a sua linha devocional.
(foto 10) Vemos aí o tílaka-sthana, o local em que a tílaka de Shyamananda foi manifestada. O importante é que Jiva Gosvami testificou todos esses milagres e atestou para a comunidade Vaishnava sua autenticidade. O formato da tílaka, em forma de “U”, é este visto gravado no monumento.
(foto 11) Pushpa-samadhi de Shyamananda Pandita, junto do templo.
(foto 12) Interior do pushpa-samadhi de Shyamanda Pandita.
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