O ideal da vida comunitária

Purushatraya Swami

A idéia de formar uma comunidade espiritual em tempos tão desfavoráveis para tal tipo de empreendimento é um desafio que estamos dispostos a enfrentar. Nos dias de hoje, a era da massificação, as pessoas tornam-se mais e mais individualistas. é interessante que trata-se, na verdade, de um paradoxo: quanto mais massificadas, mais individualistas. Cada indivíduo está preso a seu mundinho privado, curtindo suas mágoas, alimentando seus sonhos e reunindo forças para encarar a realidade do dia-a-dia. A vida resume-se, em geral, em atividades exclusivamente de sobrevivência e entretenimento. Poucos preocupam-se com o bem mais precioso, sua própria alma, e o que dizer, com o bem comum. Mas, dentre os poucos que ainda se preocupam, o exíguo tempo disponível e a massacrante dinâmica da vida urbana praticamente descarta qualquer possibilidade de dedicação e cultivo de interesses superiores. Conseqüentemente, qualquer proposta alternativa, fora dos padrões massificantes, é, na maioria das vezes, fadada ao fracasso.

Mesmo diante desse quadro, persistimos em nossa proposta de juntar forças num mesmo ideal. Queremos juntar pessoas voluntariosas e empreendedoras num mesmo projeto consciente de Deus. Geralmente, esse tipo de pessoas tem suas agendas cheias de um sem fim de interesses e praticamente não sobra tempo. Mas essas são exatamente as pessoas que estamos atrás. Não queremos apáticos, carentes, irresponsáveis e não resolvidos. Queremos formar um grupo que esteja à altura do ideal da missão de Srila Prabhupada.

A Comunidade Sustentável & Ashram Hare Krishna “Goura Vrindávana” representa nossa humilde contribuição para continuidade da missão que Srila Prabhupada implantou. Essa missão transcende os limites institucionais e abre ilimitadas possibilidades de aperfeiçoamento espiritual individual e, ao mesmo tempo, participação em atividades auspiciosas para o bem estar da coletividade. Atividades essas que por si só enriquecem e dão sentido à vida.

Anos atrás, muitos buscaram uma experiência comunitária. Foi uma época romântica. Na maioria dos casos, devido ao despreparo e uma certa dose de inocência, as coisas pareciam muito simples e fáceis de resolver. A prática nos mostrou o lado real: Sem preparo e estrutura psíquica, moral e espiritual, o resultado é sempre fracasso garantido. Esse estilo alternativo de vida requer muito preparo e amadurecimento. Só assim é possível se criar uma estrutura material eficaz, que subsista diante dos problemas e obstáculos da vida prática, e, ao mesmo tempo, criar uma atmosfera de harmonia, progresso e abundância, que forneça as melhores condições para o crescimento espiritual individual e convivência pacífica.

Depois de anos de experiências comunitárias, cientes das inevitáveis dificuldades que surgem nesse tipo de mobilização social, estamos com “o pé no chão” e temos a confiança que, para aqueles que têm um ideal comum, a vida comunitária é a melhor alternativa. é hora, portanto, de unirmos nossos esforços afim de que possamos realizar alguma coisa significativa nesta vida. Sozinhos, as possibilidades de uma realização plena e profunda dos significados da vida ficam bastante reduzidas.


© Copyright 2006
Todos os direitos reservados