Tournê de Pregação na Índia-2003
Purushatraya Swami

Peregrinação no Rajasthan - Parte 1

Vrindávana e Mathura estão localizadas no estado de Uttar Pradesh. O estado contíguo chama-se Rajasthan. Sua capital: Jaipur. Jaipur é uma importante cidade na Índia e, alem de dinâmico centro comercial, é um dos lugares mais turísticos do país. Alias, o estado de Rajasthan possui muitas cidades com grande interesse turístico, devido à bela arquitetura, cultura popular, as cores vivas, e o próprio temperamento do povo, que transmite sempre alegria no ar. Alem disso tudo, o Rajasthan é muito rico na cultura de Krishna. A famosa deidade Sri Nataji, certamente a deidade mais famosa do norte da Índia, encontra-se na vila de Natadvara, próximo a bela cidade de Udaipur.

Em nossa curta peregrinação, visitamos somente dois lugares: Jaipur e Puskar.

Jaipur

Jaipur é importante centro de peregrinação Gaudiya-Vaishanava pois quatro importantes deidades que originalmente estavam em Vrindavana foram transportadas e mantidas nessa cidade. Essas deidades foram removidas de Vrindavana devido à ação de terrorismo religioso promovida pelo governo muçulmano da época contra os templos hindus da região. O marajá de Jaipur adotou Govindaji, a adorável deidade de Srila Rupa Gosvami, e um belo templo foi construído nos jardins do palácio do rei local. Outra importante deidade adotada por um marajá de Rajasthan foi Sri Madana-mohana, a adorável deidade de Srila Sanatana Gosvami, que está instalada num templo na cidade de Karauli, a cerca de 150 quilometros de Jaipur. Essas duas deidades são antiqüíssimas: foram instaladas pelo bisneto do Senhor Krishna, chamado Vrajanabha. Elas estavam perdidas, mas foram reencontradas pelos Gosvamis, que receberam a ordem de Sri Caitanya Mahaprabhu para redescobrir os locais de passatempos de Krishna na região de Vraja.

Jaipur é conhecida como “the pink city” porque todas a construções na parte antiga e histórica da cidade tem essa ‘cor de tijolo’. Na foto vemos um belo exemplo da arquitetura do Rajasthan, o conhecido “edifício dos ventos”.

Aqui estamos no Govindaji Mandir, como é conhecido aqui. Esse templo impressiona profundamente a todos devido à devoção dos devotos. A energia espiritual que emana de Sri Sri Radha-Govinda é realmente muito forte e contagia a todos.

É impressionante a devoção espontânea dos devotos de Sri Sri Radha-Govindaji. Toda vez que abre o altar e os devotos tem o darshana (a visão) das deidades, acontece sempre uma grande emoção. Uns prestam prolongadas reverências, outros cantam em plenos pulmões, uns recitam mantras, outros oram com grande fervor, enquanto que outros fazem o parikrama (caminhar em volta) do altar. Tudo isso numa forma muito espontânea e natural. Essa foto foi tirada num dia comum no meio da semana, durante o aratik (cerimônia no altar do templo) de meio-dia. Todo dia, todo aratik é uma festa. Muita gente atende o mangal-aratik às quatro e meia da manhã. Muitas pessoas vão diariamente ao templo antes de irem para o trabalho. Uma coisa que veio à minha mente na primeira vez que fomos ao templo: “É impressionante que aqui todo mundo está feliz. Não tem ninguém infeliz.” Essa felicidade transcendental é irradiada diretamente da fonte de todo prazer, Sri Sri Radha-Govindaji.

Devotos e devotas cantando com grande fervor e entusiasmo para o prazer do Senhor Supremo. Essa foto foi tirada num aratik das oito horas da manhã, em um dia de semana.

A festa do templo não é completa sem a maha-prasada (alimento oferecido às deidades). No Govindaji Mandir, o tipo de maha-prasada vendida ao público é um saboroso laddhu (um tipo de doce). Após o aratik, muitos devotos compram vários ladhus exclusivamente para poder distribuir essa maha-prasada para outros devotos. Assim todos ficam satisfeitos: quem come e quem distribui.

Em Jaipur existe uma área da cidade onde se concentram os ateliers, oficinas e lojas de esculturas em mármore. Lá são esculpidas praticamente todas as deidades de mármore que estão instaladas nos templos da Índia, nos templos hindus e templos da ISKCON espalhados pelo mundo. Sri Sri Radha-Gokulananda, de Nova Gokula, por exemplo, vieram de lá. É impressionante que em plena era tecnológica esses artesões estão executando uma atividade tão distante da mentalidade globalizada e consumista de hoje. Essa técnica é passada de pai para filho, de geração para geração.

Outro templo importante para os devotos da linha de Sri Caitanya Mahaprabhu é o Sri Sri Radha-Gopinatha Mandir. Essas deidades foram instaladas em Vrindavana há quase quinhentos anos por Madhu Pandit, um famoso pujari (sacerdote). Essas deidades foram posteriormente transferidas para Jaipur devido às ameaças dos muçulmanos. O templo não é tão imponente nem tão visitado quanto o Govindaji Mandir, mas a atmosfera espiritual é do mais alto nível.

Esse é o Birla Mandir. Birla é o sobrenome de uma das famílias mais ricas da Índia. Essa família tem patrocinado a construção de belíssimos templos como esse em diversas cidades da Índia. Esse é o serviço devocional que essa família de Vaishnavas está oferecendo ao Senhor Supremo. As deidades desse templo são o casal supremo de Vaikuntha, Sri Sri Lakshmi-Narayana.


© Copyright 2006
Todos os direitos reservados