Sri Sri Radha-Partha-Sarathi Mandir
Se alguém defende que religião, hoje em dia, está em baixa, ou mais especificamente, se afirma que o movimento de Srila Prabhupada ficou para trás no tempo, seguramente tal pessoa ficará muito decepcionada se visitar o templo da ISKCON em Delhi, capital da Índia. Lá, pelo que pudemos pessoalmente constatar, o movimento de sankirtana de Sri Caitanya Mahaprabhu está vivendo dias grandiosos. Na verdade, é um fato de que, de um modo geral, todos os projetos da ISKCON na Índia estão indo de “vento em popa”. Nesse momento, existe pelo menos dez construções de templo acontecendo aqui na Índia. Não são casas sendo alugadas, são templos construídos que irão abrigar deidades de Sri Sri Radha e Krishna e ashrama para os devotos. Estivemos no templo de Delhi num domingo e ficamos impressionados com a enxurrada de pessoas, de manhã até a noite, até as portas se fecharem. No dia seguinte, segunda-feira, no mangala-aratik, às quatro e meia da manhã, novamente templo cheio, com pelo menos cento e cinqüenta devotos e visitantes. E, novamente, durante o dia, milhares de pessoas visitando. Não tanto quanto aos domingos, obviamente, mas um vai e vem constante. É interessante notar que o templo está atraindo uma grande massa de pessoas da classe média para cima.
Pessoalmente, conheço o templo de Delhi desde 1978, quando pela primeira vez visitei a Índia. No final dos anos oitenta, os devotos conseguiram essa terra do governo. É uma terra valiosa, numa pequena colina, numa área destinada a templos e parque, próximo ao mais importante centro empresarial da cidade. A imposição do governo era que o projeto teria de ser uma atração para o público, não uma instituição fechada. O projeto chamou-se então “Glória da Índia”. Os devotos trabalharam duro, coletando como formiguinhas para construir esse templo. Um membro da congregação que conheço bem, que é um alto homem de negócios, dedicou-se, por vários anos, várias horas diárias fazendo contatos com outros empresários e coletando fundos para a construção. E assim tanto os brahmacaris quanto muitos membros da congregação trabalharam duro para que o projeto se realizasse. Cerca de quatro anos atrás o projeto “Glória da Índia” foi pessoalmente inaugurado pelo primeiro-ministro da Índia. Imaginem o presidente Lula inaugurando um templo Hare Krishna no Brasil...
vista geral
Vista dos jardins e edifício onde funciona uma casa de hospedes de quatro estrelas com cinquenta quartos e cerca de 3000 metros quadrados entre auditórios e locais de exibição de arte védica. Funciona também um amplo restaurante (cinco estrelas!), lanchonete e outros serviços para o público.
O templo foi desenhado por um dos grandes arquitetos da Índia. A sala do templo, num formato octogonal, é ampla e belíssima. Tudo muito harmonioso e a decoração de muito bom gosto.
Estas são as deidades principais do templo: Sri Sri Radha-Partha-Sarathi, Lalita e Vishaka Devis. (Partha-sarathi significa “O Condutor do carro de combate de Arjuna”, que é o Senhor Krishna na Batalha de Kurukshetra). Além desse, têm dois outros altares. À direita, Sri Sri Goura-Nitai, e à esquerda, Sri Sri Sita-Rama, Lakshman e Hanuman. Observem bem a beleza do altar. Os outros dois são também do mesmo nível.
Anúncio das Exibições Védicas. Três super atrações multi-mídia de alta tecnologia. Uma como robôs: Srila Prabhupada pregando e o diálogo entre Krishna e Arjuna. Outra atração chama-se “Bhagavad-gita Experience”. E a terceira, “Bharata Dharma”, abrangendo histórias do Mahabharata e Ramayana. A filosofia da consciência de Krishna é assim apresentada de uma forma atrativa com a ajuda da tecnologia de ponta. Tudo é impressionantemente bem feito e mostra alguns efeitos realmente espetaculares. O anúncio também diz: Apresentações diárias seguidas de 10 da manhã às 9 da noite. Compre já seus bilhetes!
Uma coisa que me deixou realmente impressionado nessa visita foi constatar a quantidade de peças de arte, principalmente pinturas espalhadas por todo lado, tanto no templo quanto nos locais de exibição multi-mídia. Pinturas belíssimas sobre Krishna-lila e Rama-lila. Na foto vemos um exemplo dos muitos auto-relevos da série do Mahabharata.
Purushatraya Swami dá aula de Srimad-Bhagavatam. Em primeiro plano, à esquerda, a bela vyasasana (assento de honra) de Srila Prabhupada na sala do templo.
Visão noturna do templo.
© Copyright 2006
Todos os direitos reservados