Tournê de Pregação na Índia/2003
Purushatraya Swami

Templos de Vrindávana

Krishna-Balarama Mandir

O Krishna-Balarama Mandir fundado em 1975 por Srila Prabhupada é, para muitos, o templo mais belo de Vrindavana. Está localizado nos arredores da cidade, em Raman-reti, que significa “As areias do prazer”. Raman-reti é um dos locais de passatempos de Krishna e Balarama, e por essa razão Srila Prabhupada deu esse nome ao templo. É o único templo importante de Krishna-Balarama em Vrindavana.

A arquitetura do templo é muito bela e os três altares, a saber: Sri Sri Gaura-Nitai Srila Prabhupada-Srila Bhaktisiddhanta, Sri Sri Krishna-Balarama e Sri Sri Radha-Shyamasundara Lalita-Vishaka devis, dificilmente serão superados em beleza nesse mundo material. Pelo simples darshana, a consciência do devoto é imediatamente transportada para Sri Goloka-Vrindavana Dhama no mundo espiritual. A doração das deidades é de altíssimo nível, a maha-prasada de primeira classe e o altar e as deidades estão sempre decorados por uma profusão de flores e guirlandas.

Em 1977, Srila Prabhupada partiu desse mundo mortal diretamente do Krishna-Balarama Mandir. Foi, então, construído um magnífico samadhi-mandir. Os seus aposentos pessoais, com todos os utensílios usados pessoalmente por Srila Prabhupada, são conservados e constitui um local de visitação obrigatória para seus seguidores fiéis.

Podemos afirmar que o Krishna-Balarama Mandir é o segundo templo mais visitado de Vrindavana, somente atrás do popular e antigo templo de Sri Banke-bihari, bem no centro da cidade. Milhares de visitantes vêm ao templo diariamente. Nos dias e épocas especiais, como Janmastami, Radhastami e no mês de Karttika, muitos milhares.

Há mais de quinze anos segue ininterruptamente o “kirtana de 24 horas” (akhanda-kirtana), sem parar, dia e noite. No meio da madrugada, pelo menos dois devotos estão na sala do templo entoando exclusivamente o maha-mantra Hare Krishna. O grupo de kirtana é composto por vários devotos especialistas em bhajans celestiais.

O templo também possui uma goshala com mais de trezentos vacas e bois. Puro leite ahimsa é produzido.

Na área da goshala, funciona o VIHE (Instituto de educação superior de Vrindávana). Esse instituto promove duas temporadas de seminários por ano. Além disso, devotos de todas as partes do mundo permanecem por seis meses de estudo das escrituras e se submetem ao exame de Bhakti-shastri. Depois desse estágio, o próximo grau chama-se Bhakti-Vaibhava, e dura quatro anos.

Outro projeto importante no templo é o Bhaktivedanta International Gurukula, escola de primeiro e segundo grau para meninos. Mais de cem meninos moram no ashram e o padrão de educação é muito bom.

Diariamente, de manhã e a tarde, o programa “Food for Life” distribui centenas de pratos de kichri, comida local bem tradional. Srila Prabhupada é o idealizador desse programa e ele disse: “Em pelo menos num raio de 10 kms. do templo de Sri Krishna ninguém passa fome.” Esse programa também visita as escolas da região e oferece um festival de prasada para as crianças. Oferece também atendimento médico grátis. Hoje em dia, o programa “Food for Life” de Vrindavana tornou-se muito forte e está recebendo doações de devotos de todas as partes do mundo. Atualmente o programa se expandiu e tem uma grande horta para produção de vegetais, uma goshala que cuida de 60 animais recolhidos das ruas, principalmente aqueles que foram atingidos por algum tipo de abalroamento de veículo, o que não é incomum. Além disso, o programa estará inaugurando, ainda esse ano, uma escola primária com a capacidade de 500 alunos, para crianças comprovadamente abaixo do nível de pobreza. O executor desse projeto e diretor do “Food for Life”, Rupa-Raghunata das, disse: “Vamos oferecer a melhor educação possível para as pessoas mais carentes.”

Arco de entrada e templo ao fundo.

O altar principal: Sri Sri Krishna-Balarama

Páteo interno e árvore Tamal.

Purushatraya Swami e Rupa-Ragunatha das, diretor do bem sucedido programa “Food for Life”, que até o fim do ano inaugurará uma escola para 500 crianças pobres.

Food for Life: Centenas de pratos de prasada distribuídos diariamente no templo, duas vezes ao dia.

Vrinda-devi Mandir em Vrinda-kunda

Há cerca de dez anos atrás, um babaji tinha um ashrama em Vrinda-kunda, um lugar muito especial onde ocorreram passatempos confidenciais de Sri Krishna, Srimati Radharani e as gopis. Vrinda-kunda está situado nas imediações de Nandagrama, que é a casa de Nanda Maharaj, onde Krishna e Balarama viviam. Vrinda-kunda dista cerca de cinqüenta quilômetros da cidade de Vrindavana. Vrinda-devi sempre planejava os encontros de Krishna e Radharani, que vivia próximo dali, em Javat. Bem, esse babaji, antes de morrer, deixou esse lugar especial aos cuidados da ISKCON. Alguns devotos do Krishna-Balarama Mandir e outros que visitam regularmente o Dhama resolveram então construir um pequeno mas belo templo em Vrinda-kunda. O resultado é esse que vemos na foto: um templinho belíssimo. Parece manifestado do mundo espiritual.

A maravilhosa deidade de Vrinda-devi em Vrinda-kunda.


© Copyright 2006
Todos os direitos reservados