Tournê de Pregação na Índia/2003
Purushatraya Swami

Peregrinação nos Himalaias - Parte 1

Nossa peregrinação nos Himalayas teve como foco o Rio Ganges, ou Mãe Ganga. (Em sânscrito, todos os rios são entidades femininas). O Rio Ganges, o rio mais sagrado do universo, nasce nas montanhas dos Himalaias. Ele vem descendo pelos vales e chega na planície, onde praticamente atravessa a parte leste da Índia até desembocar no Golfo da Bengala. Assim que chega à planície, existe a cidade de Rishkesh. Vinte quilômetros abaixo está o famoso tirtha (lugar de peregrinação) Haridvar.

Nessa peregrinação, tive a companhia de Vraja-kishora das.

Haridvar

Começamos nossa peregrinação em Haridvar. Haridvar já era um famoso tirtha desde a época dos Puranas. Haridvar significa “A Porta de Hari”. É certamente o lugar de peregrinação mais visitado na Índia. É também um dos quatros lugares onde acontece o Kumba-mela, o maior festival religioso do mundo. A motivação de vir a Haridvar é banhar-se no Rio Ganges em seus famosos ghats (lugares de banho).

Har-Ki-Pauri, o famoso ghat de Haridvar, sempre cheio de peregrinos.

Em Haridvar, ficamos hospedados no ashram “Goloka Dhama”, que é dirigido por Badrivishal Das (o brahmacari à minha esquerda, na foto), que é um velho amigo meu. Está ainda em fase de construção. Estão construindo um belo templo para Sri Sri Radha-Madhava, e uma guest-house (casa de hospedes) com vinte quartos. Cerca de vinte devotos moram no ashram, assim como mais de dez meninos. O incansável e sincero devoto Badrivishal tem formado uma sólida congregação que vêm contribuindo para esse grande esforço de construir. Voluntários estão se encarregando de fornecer educação para as crianças. Badrivishal, que é original dos Himalaias, nos forneceu muitas informaç ões importantes para nossa viagem. Na foto, à minha direita, um jovem dentista, membro da congregação.

Rishkesh

Rishkesh já foi, num passado próximo, um lugar onde se concentravam muitos sadhus, homens santos. Mas, devido á beleza cênica e outros encantos, tornou-se, hoje em dia, um dos lugares mais turísticos da Índia. Além disso, é em Rishkesh onde se concentram famosos centros de yoga. Tem, portanto, uma grande afluência de público ocidental. O darshana e o banho no Rio Ganges são os pontos altos de nossa visita.

Ponte que cruza o Ganges e conecta Rishkesh com Svarga-ashrama, onde se concentram muitos ashramas de diferentes linhas.

Aspecto dos ghats e ashramas de Svarga-ashrama.

A três quilômetros do Svarga-ashrama existe o belo local chamado Lakshmana-jula. Grandes templos do Senhor Shiva são destinados a atrair as moedinhas dos peregrinos, e obviamente, a devoção ao Senhor Shiva.

Em Lakshmana-jula, o Rio Ganges termina sua descida das montanhas e entra placidamente em seu percurso na planície.

Melhor local para a japa matutina impossível.


© Copyright 2006
Todos os direitos reservados