Tournê de Pregação na Índia/2003
Purushatraya Swami

Tirobhava Mahotsava* de Srila Prabhupada em Vrindávana
*Tirobhava Mahotsava = grande festival de desaparecimento de um devoto puro

No dia anterior, a murti de Srila Prabhupada foi levada em procissão pelos sete templos principais de Vrindávana para os Gaudiyas Vaishnavas (seguidores de Sri Caitanya Mahaprabhu). São os seguintes os sete templos: Radha-Govinda, Radha-Madana-mohana, Radha-Gopinatha, Radha-Damodara, Radha-ramana, Radha-Shyamasundara e Radha-Gokulananda. Cerca de trezentos devotos participaram desse parikrama.

No seguinte dia, o dia do desaparecimento de Srila Prabhupada desse mundo mortal, o templo estava todo decorado e muitos arranjos foram feitos para o grande festival do ano.

Murti de Srila Prabhupada em seu samadhi-mandir.

(Ao invés de ‘tumulo’, ou coisa que o valha, chamamos de ‘samadhi-mandir’ o local em que o corpo transcendental de um devoto puro é depositado após sua partida desse mundo.)

Como em todos os anos, o festival contou com a presença de muitos discípulos de Srila Prabhupada, inclusive discípulos que participaram dos primórdios do movimento e estiveram muitos anos juntos com Srila Prabhupada.

O grande encontro dos discípulos e netos-discípulos para homenagear a Srila Prabhupada é realizado no atraente e acolhedor pátio do templo. Vemos à nossa esquerda, junto da vyasasana de Srila Prabhupada, de frente para o público, os dois irmãos pioneiros, Brahmananda e Gargamuni prabhus. Brahmanada (com a mão na testa), que foi um dos devotos mais íntimos de Srila Prabhupada, dirigiu a longa reunião e contou muitos passatempos de Srila Prabhupada.

Aqui vemos Jayadvaita Swami, um dos primeiros discípulos de Srila Prabhupada prestando sua homenagem a seu gurudeva. Ele enfatizou a produção literária de Srila Prabhupada e nosso dever manter a distribuição desses livros, pois eles são a esperança para essa sociedade humana tão infeliz e caída.

Estavam também presentes alguns convidados importantes e benquerentes do missão de Srila Prabhupada. Um dos benquerentes do movimento é Padmanabha Gosvami do Radha-ramana Mandir. Ele disse que até mesmo a partida de Srila Prabhupada desse mundo foi extremamente abençoada e, mesmo não estando presente, Srila Prabhupada continua prestando um valioso serviço à comunidade de Vaishnavas em todo mundo. O Gosvami disse que se Prabhupada estivesse partido nos meses de Junho ou Julho, ninguém viria a esse festival pois nessa época Vrindavana é excessivamente quente, chegando até aos cinqüenta graus centígrados. Mas Prabhupada partiu no mês mais auspicioso, Kartikka, mais auspicioso para vida espiritual e, além disso, o mês que tem o clima mais agradável. Assim centenas e milhares devotos, de todo o mundo, podem vir a Vrindavana-dhama para desfrutar dessa atmosfera espiritual.

Uma das personalidades presentes foi a senhora que doou a terra do Krishna-Balarama Mandir a Srila Prabhupada. Nessa foto, ela está praticamente encoberta. Vê-se somente seu rosto, mais ou menos no centro da foto. Ela tem a felicidade de ver que a doação de sua família foi destinada a uma grande causa.

Maha-abhisheka (ritual védico auspicioso de banho da murti de Srila Prabhupada com vários elementos) no samadhi-mandir.

Depois das cerimônias, um grande festival de prasada aconteceu no maior hall de Vrindávana, para acomodar o grande número de devotos presentes. Tinha tantas preparações que era preciso selecionar, senão não se daria conta de comer de tudo. Esse ano foi batido o record de distribuição de prasada= sete mil pratos completos da mais deliciosa e farta maha-prasada! É isso mesmo... não tem zero de mais não... Tudo isso é somente um fragmento da misericórdia de Srila Prabhupada. (Temos que aprender a distribuir prasada para uma multidão na completa ordem...)

Mega-distribuição de maha-prasada de Srila prabhupada.

Um dos momento mais significativos da comemoração do Srila Prabhupada tirobhava é a homenagem prestada junto ao local de sua partida desse mundo. Os discípulos reúnem-se em seu quarto, junto à sua cama, e oferecem um aratik. Exatamente na hora de sua partida, sete e quinze da noite.

Cama de Srila Prabhupada, enfeitada de flores.

Lokanatha Maharaj lidera o kirtana, em momentos de grande emoção.


© Copyright 2006
Todos os direitos reservados