Tournê de Pregação na Índia/2003
Purushatraya Swami

Deidades e Lugares de Peregrinação de Sri Vrindavana Dhama II

Radha-Damodara Mandir

Um dos templos de Vrindavana mais importantes para os devotos da linha de Sri Caitanya Mahaprabhu, e em particular, para os devotos da missão de Srila Prabhupada, é o Radha-Damodara Mandir. Esse templo foi estabelecido no século XVI por Srila Jiva Gosvami, o mais novo dos Seis Gosvamis de Vrindavana, sobrinho de Srila Rupa e Sanatana Gosvamis. Antes de partirem desse mundo, os cinco gosvamis mais velhos deixaram todas suas obras literárias sob a guarda de Srila Jiva Gosvami, que é considerado como “O Filósofo” da linha de Caitanya. É dito que Srila Rupa Gosvami pessoalmente esculpiu a murti de Sri Damodara e presenteou a seu sobrinho. Essa deidade encontra-se hoje em dia na cidade de Jaipur, capital do estado vizinho de Rajastan. As deidades atuais do templos são chamadas “pratibhu”, ou deidades substitutas que, no entanto, possuem o mesmo significado espiritual, pois são o próprio Senhor Krishna em sua forma misericordiosa de “arca-vigraha”. Nesse templo, Srila Rupa Gosvami, o lider de todos os devotos de Sri Caitanya Mahaprabhu, tinha seu bhajan-kutir, lugar de meditação, que até hoje é adorado como um local sagrado. Em volta do templo, encontra-se, também, vários samadhis (túmulos) de grandes personalidades santas, dentre os quais Srila Rupa Gosvami, Srila Jiva Gosvami, Srila Bhugarbha Gosvami, puspa-samadhi de Srila Krishna Das Kaviraj Gosvami e Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati.

Srila Prabhupada, antes de partir para a sua missão no Ocidente, morou durante alguns anos nesse templo. Aí Prabhupada traduziu e comentou o primeiro canto do Srimad-Bhagavatam e recebeu as bênçãos e inspiração de Srila Rupa Gosvami e Sri Sri Radha-Damodara para concretizar sua missão inigualável. Prabhupada vivia de uma forma muito simples em dois pequenos cômodos. Num deles ele dormia e escrevia e no outro, cozinhava e comia. Em 1991, tive a especial oportunidade de passar quatro meses morando nesses aposentos e zelando pela manutenção desse lugar sagrado para os seguidores de Sua Divina Graça. Posso afirmar que foi realmente uma experiência marcante em minha vida espiritual.

Neste conjunto de várias deidades no altar, acima, Sri Sri Radha-Damodara estão no centro.

Vista interna do templo.

Na foto, Purushatraya Swami e Krishna-kishora Das, discípulo de Prabhupada e “sevaite” (encarregado) dos aposentos sagrados de nosso fundador-acharya nos últimos oito anos, posam junto da asana onde Srila Prabhupada costumava fazer suas refeições olhando o samadhi de Srila Rupa Gowsvami através da janela.

Quarto de Srila Prabhupada.

Deidade de Srila Rupa Gosvami em seu samadhi-mandir.

Deidade de Srila Jiva Gosvami em seu samadhi-mandir.

Bhajan-kutir de Srila Rupa Gosvami (pequena porção no primeiro plano) e Samadhi-mandir (ao fundo).


© Copyright 2006
Todos os direitos reservados