Tournê de Pregação na Índia/2003
Purushatraya Swami

Radha-kunda

De acordo com as instruções de Srila Rupa Gosvami no Upadeshamrta, o lago Radha-kunda é o lugar mais sagrado do planeta devido à sua significação e importância nos relacionamentos amorosos mais íntimos de Sri Krishna e Srimati Radharani. O lago Radha-kunda está conectado com outro lago, o Shyama-kunda. Está situado na área correspondente à extremidade da Colina de Govardhana, que, no entanto, nesse ponto não está ainda manifesta. As primeiras pedras da colina começam a aparecer cerca de 1 quilometro mais a frente. Dista 26 quilometros da cidade de Vrindavana. Radha-kunda está rodeado de ashramas de devotos babajis renunciados. Muitos idosos vem passar seus últimos dias em completa renuncia nesse local.

Detalhe do Sangam— a divisória entre Radha-kunda e Shyama-kunda.

Radha-kunda foi revelado por Sri Caitanya Mahaprabhu em sua única visita a Vrindavana. Caitanya Mahaprabhu ordenou que alguns de Seus discípulos diretos fossem para a área de Vraja para descobrir os lugares dos passatempos de Krishna. Todos os seis Gosvamis de Vrindavana dedicaram muito tempo em Radha-kunda, mas o que realmente se fixou ali foi Srila Raghunata Dasa Gosvami. Essa pintura mostra um episódio vivido por esse grande santo vaishnava. Raghunatha Das estava meditando às margens do Radha-kunda quando apareceram dois tigres para beber água do lago e se postaram me junto dele. Ele nem se deu conta. Naquele momento chegou ao local Srila Sanatana Gosvami. Quando ele viu a cena, ficou paralisado devido a tanta ansiedade ao ver o perigo que seu companheiro estava passando. Perigo que normalmente seria fatal. Sanatana Gosvami observou, então, que logo atrás de Raghunatha Das, o Senhor Krishna estava olhando a cena e estava como que pronto para entrar em ação em qualquer emergência. Ele estava ali para proteger Seu devoto puro. Ele não queria que Raghunata Das saísse desse mundo naquele instante pois sua vida era totalmente dedicada a dar prazer a Ele e Krishna estava plenamente satisfeito com isso. Os tigre beberam o quanto puderam e se foram. Sri Krishna também desapareceu da cena. Sanatana Gosvami não quis interromper a meditação de Raghunatha Das, que nem se deu conta do tinha passado.

Essa pintura encontra-se no interior do samadhi de Srila Raghunatha Das, que está situado no templo de Sri Sri Radha-Gopinatha, em Radha-kunda.

Interior do templo de Sri Sri Radha-Gopinatha no Radha-kunda.

Esse local reservado, às margens do Radha-kunda, chamado Jahnavi Bhaitak, é o local de meditação de Srimati Jahnavi devi, esposa de Sri Nityanada prabhu, e líder de todos os Vaishanavas na geração seguinte à Sri Caitanya Mahaprabhu.

Impressão dos pés de lótus de Sri Caitanya Mahaprabhu no Seu local de meditação às margens do Shyama-kunda.

Essa Govardhana-shila (pedra de Govardhana) é conhecida como “A Língua de Govardhana”, e está instalada no templo de Sri Sri Radha-Govinda, em Radha-kunda.

Radha-kunda no primeiro plano. Ao fundo, Shyama-kunda.


© Copyright 2006
Todos os direitos reservados