Tournê de Pregação na Índia/2003
Purushatraya Swami

Jornada em Bombaim

Devido a que meu vôo de retorno ao Brasil partiria de Bombaim, aproveitei para visitar os vários projetos da ISKCON na área. Bombaim é a maior cidade da Índia. Está para a Índia como São Paulo para o Brasil. É o poderoso centro financeiro da Índia. Lá se concentra a maioria das indústrias do país.

No Srila Prabhupada Lilamrta é minuciosamente descrita a emocionante história de como Srila Prabhupada conseguiu uma terra em Juhu Beach e como os devotos construíram o maravilhoso templo que lá existe. Naquela época, Juhu Beach era um lugar afastado da cidade e muitos duvidavam que ali seria o melhor lugar para se construir um templo. Srila Prabhupada, com sua visão transcendental, não tinha dúvidas de que o Senhor Krishna estava lhe dando um lugar especial. Hoje em dia, essa área teve um boom de desenvolvimento urbano, assim como o que ocorreu na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. O templo de Juhu é o principal templo de Radha-Krishna de toda Bombaim. O templo é visitado por milhares de pessoas semanalmente. Nos finais de semana a afluência triplica.

Sri Lakshmi Devi dá certas bênçãos especiais para esse templo. É, certamente, o templo mais opulento de todas a ISKCON mundial. Cerca de dez anos atrás, após ter escutado as glórias do templo de Bombaim, fui pessoalmente me certificar. Compareci ao já famoso festival de Janmastami. Fiquei literalmente pasmado. Foi uma semana de festividades em que tiveram dezenas de apresentações culturais do mais alto nível. A culminação do festival foi o abhisheka (banho cerimonial) das deidades, transmitido simultaneamente em vários telões espalhados pelas dependências do templo. Foi calculado que, contando-se os três dias que antecederam o festival, cerca de um milhão de pessoas tiveram o darshana de Sri Sri Radha-Rasavihariji, as deidades principais do templo.

Imponente entrada do templo.

Sala do templo.

Magnífico altar, todo em prata, de Sri Sri Radha-Rasavihari.

Sri Sri Radha-Rasavihariji em close.

Maravilhosa vyasasana de Srila Prabhupada.

O templo possui acomodações para os visitantes, no nível de um hotel quatro estrelas.

A cidade de Bombaim possui também um segundo grande templo, Sri Sri Radha-Gopinatha, em Chowpati. Chowpati é uma praia no coração de Bombaim. Está para Bombaim como Ipanema para o Rio. Esse é um dos templos mais dinâmicos e extáticos no mundo da ISKCON. Tem um ashrama de brahmacaris muito bem estruturado e imensa congregação.

Entrada do templo.

Aspecto da sala do templo, com refinada decoração.

As adoráveis deidades Sri Sri Radha-Gopinatha, cercados por uma bicharada transcendental.

Purushatraya Swami prega na festa de domingo no Sri Sri Radha-Gopinatha Mandir para uma audiência de mil pessoas.

A cidade de Puna dista quatro horas de trem de Bombaim. É a segunda cidade do estado, Maharastra. O templo de Sri Sri Radha-kunjavihari de Puna é também super-extatico. O ashrama de brahmacari é muito bem organizado. Nesse templo é efetuada a mais dinâmica e bem sucedida pregação universitária. Cerca de trezentos universitários estão praticando seriamente a consciência de Krishna sob a orientação dos devotos do templo. O templo administra cinco centros de pregação junto a cinco diferentes universidades. Os devotos estudantes, ao invés de morarem no campus e alimentarem-se nas cantinas da universidade, moram nesses centros de pregação e participam do programa espiritual completo, como em qualquer templo da ISKCON.

Purushatraya Swami visita uma célula de BACE - Bhaktivedanta Academy of Culture and Education, centro de pregação junto de uma universidade local. Ao lado de OS está Radheshyam Prabhu, brahmacari presidente do templo e impulsionador do programa de pregação universitária de Puna.


© Copyright 2006
Todos os direitos reservados